NOTÍCIAS
Compartilhar Imprimir

+ esportes | 17/11/2017 | 11:15 | Por: Redação Esportiva - Manaus (AM)

Jungle Meeting de Capoeira tem ação no Encontro das Águas, neste sábado (18)

O evento deve reunir mais de dois mil mestres, professores, alunos e admiradores desta arte marcial, em locais distintos da capital amazonense

Jungle Meeting ocorre até o domingo em diversos pontos de Manaus (Foto: Divulgação)

 Patrimônio cultural afro-brasileiro e um esporte conhecido como democrático, a Capoeira estará em destaque a partir desta sexta-feira até domingo, 17 a 19 de novembro, quando acontece a 5ª edição do Jungle Meeting – Encontro na Selva, que deve reunir mais de dois mil mestres, professores, alunos e admiradores desta arte marcial, em locais distintos da capital amazonense. Com uma agenda extensa e nomes consagrados da modalidade, o evento ainda faz homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado dia 20 deste mês.

 
No primeiro dia do evento, ocorre um encontrão na Vila Olímpica de Manaus (Dom Pedro), a partir das 17h15, no auditório do complexo. Na ocasião, mais de 30 mestres de outros estados, como do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, entre outros, e o Secretário de Cultura de Antioquia (Colômbia), Hector Arias, participarão da palestra "Salvaguarda Capoeira, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade", que será ministrada por Karla Bitar, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo da ação é informar e alertar sobre programas e projetos de lei que garantem direitos a esta modalidade. Logo após, às 19h, acontece a roda de abertura com a mudança de graduação.
 
No sábado, 18, o Jungle Meeting terá um “palco" especial e promete pelo cenário: o Encontro das Águas. Neste cartão postal do Amazonas, em cima de uma balsa, acontecerá uma reunião de 50 mestres e professores, entre eles Beto Simas (Rio de Janeiro), Mão Branca (Belo Horizonte), Macula (São Paulo), Mestre Aranha (Inglaterra), entre outros, que irão participar de uma grande roda com apoio do policiamento ambiental. O evento pretende alertar sobre a preservação ambiental e terá saída do Pier do Tropical às 9h e retorno para o mesmo local às 11h30. Pela tarde, 14h, inicia uma programação com oficinas e aulas no Shopping Ponta Negra (Av. Cel. Teixeira), segundo andar do centro de compras.
 
"Estamos felizes em mais uma vez realizar o Jungle Meeting, que é um evento totalmente gratuito, aberto ao público, onde trazemos mestre e professores de fora para que os capoeiristas daqui tenham a chance de realizar um intercâmbio de alto nível e, claro, para que este esporte possa ser cada vez mais semeado.  Teremos aqui, por exemplo, um grande nome do esporte, que é o Beto Simas, mais conhecido como Boneco, que através do seu trabalho na capoeira, mas tambem na televisão como ator, e pai de atores, conseguiu nos últimos tempos massificar essa modalidade para as pessoas e veículos de comunicação", destacou o organizador Vander Araújo, conhecido como mestre Pililim, corda vermelha.
 
Para fechar o Encontro no domingo, 19, o local escolhido foi a Faixa Liberada da Ponta Negra. Com o intuito de disseminar a capoeira para a população, e atingir diversas faixas etárias, muita brincadeira, rodas e instruções serão passadas às pessoas que ali estiverem. Das 08h até 11h30, mais de 200 profissionais prometem colocar todo mundo para gingar, dançar e se encantar com esta arte.
 
"Todos os dias do evento serão importantes, mas acredito que o Encontro das Águas será o ápice, pois é a primeira vez que uma ação dessa vai ocorrer e tenho certeza que ficará marcado por tudo que aquele local representa para o Amazonas e para o mundo. No Shopping Ponta Negra e na Faixa Liberada, o contato com a população vai ser muito bom e convidamos todos a participar e aprender um pouco mais sobre essa expressão cultural brasileira importantíssima que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Queremos brindar a Capoeira com aquilo que sempre moveu o esporte, o povo ", disse Pililim, ao lembrar que o Jungle Meeting acontece desde 2005, quando reuniu 600 pessoas.
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Seu email não será publicado
Mensagem:

© 2014 - 2016. Redação Esportiva. Todos os direitos reservados